Comitês de Ética em Pesquisa

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) são responsáveis pela avaliação e acompanhamento de todos os aspectos éticos direcionados para pesquisas envolvendo seres humanos. Possuem normativas fundamentadas em diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e brasileiras (Res. CNS 466/12 e complementares). Neste cenário, toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP. Visando garantir agilidade e qualidade de seus processos, a Santa Casa possui registrado junto a CONEP dois CEPs, que estão estruturados para atender as demandas de pesquisadores e sujeitos de pesquisa de seus hospitais abaixo especificados:

E-mail: cep@santacasa.tche.br
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, é um órgão colegiado, de natureza técnico-científico, interdisciplinar e independente, com “munus público”, dentro dos padrões éticos e constituído nas Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Resolução 466/12, II.4 CNS/MS), fundado em 06 de Junho de 1997, pelo Prof. Dr. Cláudio Telöken e aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS) em 25 de Setembro de 1997 e Institutional Review Board pelo U.S Department of Health and Human Services (DHHS) – IRB/ Office for Human Research Protections (ORPH) sob número – IR00002509/FWA – Federalwide Assurance sob número – FWA00002949.

O Comitê de Ética em Pesquisa tem como finalidade regular, analisar e fiscalizar a realização de pesquisa clínica e experimental envolvendo seres humanos no âmbito da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e é constituído por 13 membros, um Coordenador, um vice-coordenador e uma secretária, incluindo profissionais da área da saúde, ciências exatas e sociais, e representantes da comunidade assistida da Instituição.

Desta maneira e de acordo com a Resolução CNS nº.466/12, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa”, ou seja, pesquisa prospectiva, retrospectiva, aplicação de questionários, entrevistas, utilização de bancos de dados, revisões de prontuários, relato de caso, novos fármacos/vacinas, novos procedimentos e pesquisa muticêntrica e envolvendo cooperação estrangeira.

O Comitê se reúne sempre na primeira terça-feira de cada mês, em sessão ordinária, extraordinariamente, quando convocado pelo Coordenador ou pela maioria de seus membros, quantas vezes necessárias forem.

Atualmente o CEP é constituído, por treze (13) membros relatores e profissionais da área administrativa, Conforme regulamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP/CNS/MS.

E-mail: cephcsa@santacasa.org.br
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital da Criança Santo Antônio (CEP/HCSA), foi fundado em 15 de setembro de 2014, pela Dr. Themis Reverbel da Silveira e aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS) dia 26 de novembro de 2014.

O Hospital da Criança Santo Antônio faz parte do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É a maior e mais moderna unidade pediátrica do Rio Grande do Sul, além de ser referência em todo país.

O CEP do Hospital da Criança Santo Antônio é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos três únicos comitês do país, dentre mais de 800, a desenvolver atividades focadas em participantes de pesquisa pediátricos, sendo referência do sistema CEP/CONEP na área. O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital da Criança Santo Antônio, é um órgão colegiado, de natureza técnico-científico, interdisciplinar e independente, com “munus público”, dentro dos padrões éticos e constituído nas Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Resolução 466/12, II.4 CNS/MS).

O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital da Criança Santo Antônio avalia os projetos uma vez por mês e em sessão ordinária, quando convocado pelo Coordenador ou pela maioria de seus 14 membros relatores (conforme preconiza a regulamentação da CONEP/CNS/MS).

• Coordenador: Profª. Dra. Lisiane Da Rosa Barbosa
  • Vice Coordenador: Prof. Dr. Renan Cavalheiro Langie