Centro de Simulação Realística

Construído dentro do complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o Centro de Simulação Realística Clínica e Cirúrgica é um espaço desenvolvido especialmente para treinamentos de acadêmicos, residentes, médicos e demais profissionais da saúde.

Inaugurado no dia 8 de novembro de 2016, o local tem sete ambientes com equipamentos modernos para procedimentos clínicos e cirúrgicos. A estrutura ajuda a desenvolver desde habilidades técnicas até a maneira como se portar diante do paciente. A parceria entre Santa Casa e UFCSPA teve um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões. O complexo hospitalar entrou com a infraestrutura, e a universidade com equipamentos e manequins.

Para ser o mais fiel possível à realidade, há uma recepção, uma sala de consulta – com maca, manequim, mesa e cadeiras – para que os alunos trabalhem a comunicação na hora do primeiro atendimento. A ideia é treinar a relação do médico com o paciente.

Uma área de simulação avançada – com um simulador de paciente que imita o ser humano – reproduz diversas situações cotidianas de um ambiente hospitalar. Os cenários são criados para que os alunos atendam o paciente de acordo com a situação. Professores emitem ordens para a máquina, estimulando procedimentos como ressuscitação cardiopulmonar, intubação, administração de medicação intravenosa e manipulação de cateteres.

Há ainda sala de emergência e outra de habilidades, para a simulação de suturas e procedimentos específicos, como diagnósticos por exames de próstata, vaginal e mama. Em salas de reuniões, professores e alunos podem acompanhar o que se passa em cada ambiente, por meio de sistemas de áudio e vídeo, ou também por espelhos.

Uma sala de realidade virtual, com simuladores videolaparoscópicos, capaz de reproduzir diferentes tipos de procedimentos videocirúrgicos.

 

Tour virtual 360º