Sobre o Instituto de Ensino e Pesquisa

Desde o início de sua existência, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre pratica a sua vocação e missão de produzir e transmitir conhecimento através das gerações. Por meio da construção de um espaço inovador e estimulante, propício ao surgimento de novas idéias, a instituição tem em sua assistência o benefício da qualificação do ensino e da pesquisa, um lugar onde se ensina e aprende. Neste sentido, a Santa Casa é um hospital de ensino - certificado emitido pelo Ministério da Educação - que tem como principal foco a valorização dos saberes de seu corpo clínico, pesquisadores e colaboradores.

Em 2009, a Santa Casa formou o Instituto de Ensino e Pesquisa (ISCEP). Sua criação é um reconhecimento do exercício destas atividades que se confundem com a própria história da Santa Casa, um lugar onde se encontra ensino, pesquisa e inovação, fazendo a interface com a assistência. O ISCEP tem como principal objetivo valorizar a atividade assistencial através da geração e difusão de conhecimento, inovação e transferência de tecnologia.

Por meio de atualização permanente de seu conhecimento e da busca constante por novas alternativas através da pesquisa, novos recursos são postos à disposição de seus pacientes, mantendo a Santa Casa disponível às necessidades da sociedade e do seu sistema de saúde.

"Nenhum hospital pode desempenhar completamente sua missão se não for um centro de instrução de médicos e estudantes."

Sir William Osler, médico fundador do Hospital Johns Hopkins (1849 – 1919)